QUEM SOMOS?

Há os que lutam pelo o que pensam, também existem aqueles conformistas que não defendem o que pensam, sempre tem justificativas para não atuar, no que se refere no exercício diário dos direitos do cidadão, e até mesmo nos deveres da sociedade como nos mostra a constituição brasileira: “Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” CAP. VI. DO MEIO AMBIENTE ART. 225 CF.
Afinal, a Constituinte garante que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso comum do povo e que incumbe ao poder público e à coletividade defendê-lo, apesar disso podemos salientar que a cultura de muitos cidadãos é a crítica ao poder público, esquecendo-se da autocrítica onde cada um tem seu dever fundamental de defender o meio ambiente e a obrigação de conservá-lo e sua parcela de culpa. Pode-se afirmar: a lei é boa, mas, para ficar ótima, todos devem participar da sua implementação. A sua contribuição é fundamental para o equilíbrio dos nossos ecossistemas, tento em vista seu dever como cidadão e a sua participação como membro do Instituto Ambiental e Desenvolvimento Social “Lobo Guará” IADS LOBO GUARÁ, uma associação com fins sócios ambientais; que tem o intuito de garantir direitos e cobrar deveres tanto do poder público quanto da sociedade em geral. Devemos colocar em prática a noção surgida no final da década de 80 sobre o desenvolvimento sustentável, aplicarmos a sustentabilidade no nosso cotidiano, sendo-nos racionais com a natureza e mais precisamente com nós mesmos. Às vezes escutamos em noticiários algo sobre “ecologia, salve a natureza”, devemos mudar essa linha de raciocínio, a Natureza foi, é, e sempre será maior que o homem, que tal falarmos “ecologia, salve a raça Humana!” Faça a sua parte.

Murilo Braz de Holanda Silva
Presidente do IADS "LOBO GUARÁ"


INSTITUIÇÃO - IADS






NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Ambiental e Desenvolvimento Social - IADS “Lobo Guará” é, uma sociedade civil, filantrópica e educacional, sem fins econômicos, fundada no dia 07 de Agosto de 2010, por tempo indeterminado de duração, número ilimitado de sócios, com sede provisória na Av. Estefânia Carneiro, N.292, na cidade de Vicência, Estado de Pernambuco, Brasil.
Uma organização não governamental (ONG), preocupada com a manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado e com desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Com esse intuito, procuramos desenvolver projetos que integrem meio ambiente e sociedade.

Preocupados com o descaso do poder público e da sociedade em geral com o meio ambiente que se verificava na cidade de Vicência-PE, onde se encontra a sede de nosso instituto, um grupo de jovens procurou dar uma parcela de contribuição em favor da natureza e do desenvolvimento social.
 A “gota d’água” para a criação do instituto foi a derrubada de várias árvores que faziam parte da praça mais arborizada da cidade de Vicência-PE para a criação da Academia das Cidades – projeto do Governo do Estado. Ao ver as árvores sendo derrubadas, o Sr. Murilo Braz de Holanda Silva – hoje presidente da ONG – juntamente com o Sr. Áureo Cisneiro Luna Filho impediram que mais árvores daquela praça fossem derrubadas, obtendo assim sucesso. A revolta do momento deu força para iniciar um projeto que já vinha sendo idealizado pelo Sr. Murilo Braz e discutido há algum tempo com um grupo de universitários da cidade: criar uma ONG voltada a questões ambientais. Como o país também sofre muito com a falta de oportunidades de emprego, qualificação e de projetos voltados à cultura, decidiu-se incluir as questões sociais na pauta. Assim surge o projeto IADS “LOBO GUARÁ”.